Movendo um wiki para o Miraheze

From Miraheze Meta, Miraheze's central coordination wiki
This page is a translated version of the page Moving a wiki to Miraheze and the translation is 100% complete.
Migrando uma wiki para o Miraheze
Bem-vindos ao Miraheze, estamos gratos de ter você aqui!

Migrando uma wiki para o Miraheze não é uma tarefa difícil. Mesmo que a sua wiki seja hospedada por você, pelo Fandom ou por qualquer outro hospedador da MediaWiki, migrar a sua wiki para o Miraheze é possível. Enquanto você tiver o despejo da database (arquivo 'XML'), esta será uma tarefa fácil.

Exportando uma wiki

O primeiro passo neste processo é gerar um despejo de arquivo XML da sua wiki (também conhecido como um despejo de database). Este arquivo irá conter todas as páginas da sua wiki (incluindo páginas de usuários e descrições de imagens mas não as imagens em si que são separadas). O método irá variar dependendo da wiki.

Migrando do FANDOM

O botão para solicitar a geração de despejo do Fandom

Fandom (anteriormente conhecida como Wikia) fornece um despejo de XML que pode ser acessado por meio do [[Special:Statistics]] na sua wiki. Observe que este arquivo não é gerado diariamente e pode estar desatualizado. Se estiver desatualizado, os administradores dessa wiki podem clicar no botão de "Enviar solicitação" por lá para solicitarem uma nova geração de despejo. Se a sua wiki não tem administradores ativos, você terá que pedir para [o suporte do Fandom] para gerarem um para você. Quando isto estiver feito, pule para a seção "Importando uma wiki"

 Note: O Fandom não permite o encerramento de wikis (exceto em certas circunstâncias como no caso de wikis pequenas de nicho), exclusões em massa ou vinculações de links para wikis externas que não são da Fandom na Página Principal. A política deles apenas permite a criação de uma única postagem pública relacionada a migração que pode ter o link vinculado na Página Principal. Após 2 semanas, o link para a nova wiki deve ser removido da postagem.[1]

Imagens

Se desejar, você pode fornecer ao Miraheze os despejos de imagem do seu FANDOM para que possamos importá-los. Observe que, de acordo com os Termos de Uso do FANDOM, a raspagem automática de imagens é uma violação dos Termos de Uso do Fandom e observe também que as imagens não são fornecidas em despejos de XML. Nosso entendimento é de que baixar elas manualmente ainda é legalmente aceito, mas o Miraheze não pode te ajudar neste processo. Você ainda pode ter que lidar com direitos adicionais sob o Artigo 20 do GDPR na Europa em relação as imagens que você enviou pessoalmente, graças a quaisquer metadados vinculando elas a sua conta.

Migrando do WikiDot

Migrar do WikiDot pode representar um desafio mais único. A WikiDot não executa a MediaWiki, eles usam uma solução de software proprietário que é imcompatível com a MediaWiki.

Alguns scripts existem para converter os backups do WikiDot para arquivos XML que são compatíveis com o Mediawiki. Um deles, que foi relatado como sendo um sucesso no passado, é este script. Observe que ele requerer uma versão datada do Python (2.9) para funcionar e que ele é um shell script, o qual pode não ser intuitivo para usuários com poucos conhecimentos técnicos.

Exportando por maintenance scripts

Se você tiver acesso ao servidor e você estiver migrando uma wiki inteira, o jeito mais fácil de fazer isso seria usando um script de manutenção para exportar a sua wiki inteira. Para mais informações, confira a documentação no dumpBackup.php no MediaWiki.org. Quando você tiver um despejo de database, pule para "Importando uma wiki."

Exportando imagens por meio de scripts de manutenção

Se você tiver acesso ao servidor, você pode usar o script de manutenção dumpImages.php. Quando você tiver um despejo de imagens, pule para "Importando uma wiki"

Criando um despejo por meio de um script

Se estes métodos não funcionarem, você pode usar a ferramenta de arquivamento da WikiTeam para fazer um despejo de XML e baixar todas as imagens disponíveis ao mesmo tempo. Enquanto esta seja uma ferramenta útil, observe que ela depende de uma versão datada do Python para funcionar. Não podemos garantir que ele funcionará em todas as wikis, nem que ele irá funcionar para você. Você terá que usá-lo por você mesmo e preparar os dados.

Exportando de Special:Export

Você pode exportar a sua wiki usando Special:Export. Esta página é auto-explicativa, mas tenha certeza de desmarcar o "Include only the current revision, not the full history" já que maioria de suas liçencas (como o Creative Commons) requerem uma atribuição a ser prestada, então falhar em fazer isso vai causar dores de cabeça jurídicas. Enquanto isso e útil para wikis menores ou se você estiver exportando pequenas quantidades de páginas, ainda pode ser tedioso de usar esta interface se você for exportar uma wiki inteira.

Advertências

  • Além do método da ferramenta da WikiTeam, nenhum dos métodos aqui exportam arquivos de imagem. Métodos administradores do sistema para processar (por meio de um ticket do Phabricator).
  • Nenhuma destas ferramentas conseguem mover contas de usuários.
  • Como sempre, qualquer dado transferido deve ter os direitos autorais adequados, e você deve ter uma licença ou propriedade que permita que você hospede o conteúdo no Miraheze (por exemplo, Creative Commons). Se você precisar alterar a licença da wiki como um todo de CC-SA para alguma outra licença, observe isso em sua solicitação de upload.

Importando um wiki

Existem alguns métodos para se importar uma wiki. Geralmente, você deve sempre fazer grandes importações, já que a Mediawiki vai mostrar um erro se a importação for maior que poucos kilobites. Se a sua importação for pequena o suficiente no entanto, você mesmo pode fazer isso sem precisar da nossa ajuda.

Faça você mesmo

Se o seu dump for realmente pequeno (menos do que alguns kilobites), você pode tentar o Special:Import em sua wiki (não nessa wiki, Miraheze Meta). As imagens não podem ser carregadas usando esta página. Se a importação for pequena o suficiente, sua importação deve terminar, e você poderá usar a sua wiki.

Se a importação falhar, por favor veja a seção abaixo.

 Note: Se você escolher fazer isso sozinho, você terá que enviar as fotos manualmente. Você pode usar a interface de envio normal para fazer isso, ou você pode usar a extensão de MsUpload para arrastar,soltar e enviar grupos de fotos pelo editor da wiki.

Nos deixe fazê-lo

Importações (de conteúdo) XML: Se o seu arquivo de despejo XML for grande o suficiente ao nível que a MediaWiki provavelmente irá falhar para processá-lo em uma quantidade de tempo apropriada (arquivos acima de alguns kilobytes), você terá que solicitar para que um administrador do sistema importe ele para você. Para solicitar para que nós importemos o arquivo, por favor use Special:RequestImportDump e preencha o formulário.

Para a importações de imagens, por favor use o Phabricator (Phabricator conta requerida). Você pode nos enviar o seu arquivo de imagens de algumas formas diferentes:

  • Na tarefa do Phabricator, cole um link de onde você quer que ele seja baixado (ou seja, Google Drive, Dropbox)
  • Envie ela para o sre-mediawiki(at)miraheze.org
  • Se for pequena o suficiente, envie ela diretamente para o Phabricator.

Entretanto, enquanto você espera que a sua importação esteja pronta, você deve evitar criar novas páginas que compartilhem do mesmo nome que as páginas de sua wiki antiga. Isso irá causar um conflito e a versão importada da sua página não irá substituir a sua nova página que foi criada. Se isso acontecer, você terá que restaurar uma revisão antiga desta página manualmente pela aba de histórico para conseguir uma versão mais velha da página para exibi-la.

Iremos desativar qualquer edição (incluindo a criação de contas) na wiki durante o processo de importação: Os usuários da sua wiki precisarão criar uma conta no Meta (este wiki!) E usar esse nome de usuário e senha para fazer login no wiki até a importação está concluída.

Veja também

Referências