Incorporação

From Miraheze Meta, Miraheze's central coordination wiki
This page is a translated version of the page Incorporation and the translation is 18% complete.

Miraheze was founded in July 2015 by an unincorporated team of individuals. On 20 November 2019, Miraheze Limited was formed as a not-for-profit company in the United Kingdom to manage Miraheze. As Miraheze Limited ran into significant operational challenges in mid-2023, by the end of the year the Miraheze community voted to join the WikiTide Foundation instead. This took effect on 6 January 2024.

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em contatar-nos.

Quando o Miraheze foi fundada em julho de 2015, todos os seus ativos (ou seja, fundos, nomes de domínio e servidores) estavam sob o controle de John Lewis. Em dezembro de 2015, Brent Laabs estava encarregado disso.

No entanto, esta não é uma situação viável. O fato da Miraheze ser responsabilidade e patrimônio pessoal de uma única pessoa representa riscos grandes de várias maneiras para todas as partes interessadas. Como tal, a incorporação foi considerada necessária. Nos planos iniciais, Miraheze se tornaria uma organização 501(c)(3) nos Estados Unidos, mas no final de 2019 após considerar e explorar diferentes status, foi decidido abrir uma empresa sem fins lucrativos no Reino Unido. Owen Baines, um membro da família de John, assumiu a liderança para fazer todo o trabalho burocrático necessário e a organização dessa empresa sem fins lucrativos.

A empresa sem fins lucrativos, Miraheze Limited, foi registrada em 20 de novembro de 2019. Devido a várias questões que precisam ser tratadas (por exemplo, a transferência de ativos), foi decidido que haverá um período de transição até 31 de dezembro de 2019. Como tal, as mudanças serão pequenas e planejadas, mas não devem causar qualquer impacto sobre os usuários.

Veja File:Miraheze-AoA.pdf para o Documento Governamental da Miraheze Limited.

O que muda depois de 31 de dezembro?

  • Estatuto jurídico: A Miraheze será uma sociedade anônima sem fins lucrativos registrada no Reino Unido.
  • Staff/Sysadmins: Não haverá mudanças visíveis para os usuários: todos os administradores de sistema atuais mantêm o mesmo status e responsabilidades como antes da incorporação.
  • Diretores: Como a Miraheze será uma empresa sem fins lucrativos, haverá um conselho composto por três diretores
  • Termos de Uso/Política de Privacidade: As alterações serão feitas em relação à jurisdição ( agora no Reino Unido), leis de direitos autorais (para respeitar as leis do Reino Unido), bem como pequenas alterações gramaticais
  • Finanças: As finanças deixarão de ser geridas por Labster, mas passarão a ser geridas por um dos diretores, Owen a partir de agora

WikiTide Foundation

In late 2023, the community voted for Miraheze to become a part of the WikiTide Foundation, a U.S. non-profit organization. The transition went into effect on 6 January 2024.

What changed after 6 January 2024?

  • Legal status: Miraheze is now a project of the WikiTide Foundation
  • Directors: The WikiTide Foundation has a larger Board of Directors including Miraheze, WikiTide, and Wikimedia community members.
  • Trust and Safety: The WikiTide Foundation is working on overhauling Miraheze's Trust and Safety practice.
  • Foundation policies: The Terms of Use and Privacy Policy will be updated to reflect the move to the United States. Policies enacted by the Board will now be designated as "Foundation policies," a type of global policy.
  • Finance: Donations to Miraheze are now tax-deductible in the United States!