Política de dormência

From Meta
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Dormancy Policy and the translation is 61% complete.

Esta página documenta uma política global da Miraheze, esta política segue as diretrizes do consenso e/ou da equipe. Todos os usuários do Miraheze devem segui-lo, e as alterações feitas nele devem ser discutidas na página de discussão.

In the event of any differences in meaning between the original English version and a translation, the original English version takes precedence.
Other languages:
Basa Banyumasan • ‎English • ‎Tagalog • ‎Tiếng Việt • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎português do Brasil • ‎suomi • ‎svenska • ‎العربية • ‎বাংলা • ‎中文(简体)‎ • ‎中文(繁體)‎ • ‎日本語 • ‎한국어
Shortcut:

Política editada pela última vez: 2020-07-16.

Dormência

A wiki dormente é um wiki onde nenhuma atividade[1] foi exibido por um período de '60 dias 'ou mais. Os wikis adormecidos são considerados inativos e, como ainda usam recursos do servidor (como espaço em disco para o banco de dados do wiki), temos que fechar (ou excluir) eles. Após 45 dias, um aviso do site pode ser colocado no wiki para lembrar os usuários que eles devem estar mais ativos. Após este banner ter sido colocado por pelo menos 15 dias (no mínimo 60 dias de inatividade total), o wiki será fechado/trancado (tornando somente leitura) pela equipe global. Os burocratas do wiki serão notificados em sua página de discussão (no wiki afetado) e via e-mail (se o usuário definir um endereço de e-mail confirmado em Especial: Preferências) e adoção (consulte #Adoção) será permitido uma semana após o encerramento. Se nenhum usuário solicitou a adoção de um wiki pelo menos 120 dias após o fechamento de uma wiki (mínimo de 180 dias/6 meses de inatividade) e ainda permanecer inativo, ele será elegível para exclusão.

O tempo antes de ir para a próxima etapa (uso -> inativo -> inativo -> fechado/bloqueado -> excluído) deve aumentar se os avisos não forem colocados adequadamente. Os usuários terão um tempo mínimo após cada aviso para corrigir o problema, se desejarem. Aqui está uma tabela para referência:

Stage Minimum time since last notice Minimum total time Minimum time if 0 contributions
Wiki Created N/A N/A N/A
Inactive Warning 45 45 30
Closure 15 60 N/A
Adoption Notice 14 74
Eligible for deletion 106 180 60
Deleted (when required) 14 194 60

Wikis sem contribuições

As wikis que literalmente têm 0 contribuições (página principal padrão, sem edições, sem alterações de direitos de usuário, nada) podem ser elegíveis para ELIMINAÇÃO tão rapidamente quanto 60 dias após a criação do wiki. Isso ocorre porque esses usuários provavelmente esqueceram do wiki ou do Miraheze juntos, e o wiki não tem nenhum propósito. 30 dias após a criação de um wiki, se houver 0 contribuições de usuários, MediaWiki:Sitenotice nesse wiki será atualizado para fornecer informações sobre essa política. Após mais 30 dias, se as edições forem MediaWiki:Sitenotice são as únicas contribuições (o que significa que ainda não há contribuições), o wiki pode ser elegível para exclusão.

Isenções da política de dormência

Se você acha que tem uma razão válida pela qual o wiki não deve ser fechado ou excluído, por favor, entre em contato com um steward para que possamos fazer uma anotação, sua wiki não deve ser fechado/excluído.

Razões para impedir o fechamento de um wiki incluem, mas não estão limitadas a:

  • Wikis feitos para serem lidos, onde muitas informações já estão na wiki e não precisam ser ativamente editadas.
  • Wikis feitas para encontros baseados no tempo, ou seja, wikis usadas para planejar eventos bianuais ou anuais.
  • Outras exceções

Note que para ser elegível para esta isenção,

  • Você deve ter direitos locais na wiki.
  • Você deve ter se envolvido significativamente no estado atual da wiki.
  • Você deve conhecer pelo menos uma das razões acima.
  • E você deve mostrar algum sinal de atividade globalmente
    • Isso pode incluir uma mensagem para um funcionário global no meta, uma nota sobre Stewards' noticeboard, ou contribuições locais para o wiki em questão

As wikis que solicitarem uma isenção da política serão tratados caso a caso. Wikis concedida uma isenção serão listados, em Dormancy Policy/Exceptions. as wikis também podem receber graus variados de isenção - ou seja, períodos de tempo diferentes para inatividade permitida, requisitos diferentes para atender às diretrizes de atividade ou isenção total da regra.

Exceções à política de dormência

Semelhante às isenções acima, existem vários wikis que são considerados exceções a essa política. A Política de Dormancy nunca foi e nunca será aplicada ao Meta Wiki (esta wiki do projeto central), loginwiki (que é necessário por motivos técnicos), commonswiki (repositório central de imagens), cvtwiki, conductwiki, ou wiki pessoal (que são todos usados para coordenação interna).

Adoção

7 dias depois de uma wiki ter sido fechado pela equipe (mínimo de 67 dias de inatividade), ele será elegível para adoção por qualquer usuário de boa fé. O usuário deve atender a determinadas diretrizes de atividade (em qualquer wiki), ter direitos de leitura na wiki (se a wiki for privado) e fornecer um motivo para solicitar a adoção. Além disso, um usuário pode não apenas solicitar a adoção de cada wiki.

Depois de uma semana, o administrador examinará a solicitação de adoção novamente. Se houver vários usuários que solicitaram a adoção, o administrador decidirá quem poderá adotar a wiki com base nas opiniões de outros usuários e no envolvimento do usuário na wiki em questão. Depois que uma solicitação de adoção for aceita, o usuário obterá direitos de administrador e burocrata no wiki, poderá solicitar recursos e alterações de configuração para a wiki e terá a opção de remover direitos de usuários antigos.

Eliminação

Se nenhum usuário solicitou a adoção de um wiki pelo menos 120 dias após o fechamento de uma wiki (mínimo de 180 dias/6 meses de inatividade) e ainda permanecer inativo, ele será elegível para exclusão. A exclusão refere-se à exclusão de todo o código relacionado ao wiki e ao descarte do banco de dados que contém o conteúdo na wiki. Depois que um wiki é excluído de nossos servidores, ele não será recuperável. Qualquer esforço para continuar essa wiki deve começar de novo ou ter um backup (se existir) importado.

Observe que as wikis não precisam ser excluídos assim que atingem a marca de 6 meses. Todos os wikis qualificados para exclusão serão excluídos a critério dos administradores do sistema..

Referências

  1. Uma regra é que tudo o que pode ser visto em Special:RecentChanges é contado como atividade.