Domínios personalizados

From Meta
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Custom domains and the translation is 88% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎Türkçe • ‎español • ‎français • ‎hrvatski • ‎magyar • ‎português do Brasil • ‎svenska • ‎русский • ‎العربية • ‎فارسی • ‎বাংলা • ‎中文(中国大陆)‎ • ‎中文(台灣)‎ • ‎日本語 • ‎한국어

Miraheze pode disponibilizar wikis em domínios personalizados (como wiki.exemplo.org) mediante solicitação. As únicas coisas que precisamos é que você siga os passos abaixo, e um certificado SSL para a sua wiki (sem certificado SSL → sem domínio personalizado). Você pode tanto usar o seu próprio Certificado SSL (veja abaixo) ou pode nos deixar criar um com o Let's Encrypt, que é um processo em que lidamos inteiramente sem intervenção/trabalho adicional de você além de apontar o domínio para o nosso servidor (portanto mais fácil).

  • Você pode usar um domínio personalizado definindo uma entrada CNAME para o domínio ou subdomínio que você pretende usar para a sua wiki:
  1. Adicione um CNAME no subdomínio desejado (por exemplo, "wiki") e aponte para "mw-lb.miraheze.org";
    1. Se você estiver usando o Cloudflare para servidor DNS, visite a página Cloudflare para ver como fazer isso.

Preencha esse formulário no Phabricator para coneguir um CSR (e anexar o seu certificado)

  • Você pode querer definir o servidor de nomes do seu domínio para Miraheze. Esteja ciente de que todos os serviços usados com seu domínio ficarão indisponíveis e você não poderá controlar o domínio que está usando.
Nota: se você já hospeda um site neste domínio, ele ficará inacessível.
  1. Altere os servidores de nomes para "ns1.miraheze.org" e "ns2.miraheze.org" (entre em contato com o registrador de domínios se você não souber como fazer isso);

Preencha esse formulário no Phabricator para solicitar um CSR (e anexar o seu certificado)

Se você escolheu o seu próprio certificado SSL: Um administrador do sistema que cuidará do seu pedido CSR logo irá gerar um CSR e uma chave privada (para uso nos nossos servidores), e o CSR que foi pedido será enviado a ti por e-mail. Você usa este CSR para solicitar ao seu fornecedor de certificado SSL para que gere um certificado SSL com o CSR que nos te damos. Você vai precisar no enviar um e-mail com o certificado SSL quando ele estiver pronto. Se todos esses passos estão feitos, nós vamos adicionar o domínio customizado à sua wiki, e nós vamos te notificar quando tudo estiver pronto.

Se escolheste o Let's Encrypt: Não há mais nada a fazer, um administrador do sistema cuidará de todas as etapas restantes, inclusive as renovará.

Precisa de ajuda com qualquer um dos passos? O Reception123 ou o Paladox pode te ajudar.

Estrutura URL

Tenha em mente que o Miraheze é configurado para não servir as páginas da raiz do domínio. Ex.: se a sua wiki é exemplo.miraheze.org, e a página principal é chamada de "Bem-vindo", então a URL não será https://exemplo.miraheze.org/Bem-vindo, mas https://exemplo.miraheze.org/wiki/Bem-vindo (note a parte de /wiki). Da mesma forma, mesmo que você use um domínio customizado, o Miraheze ainda funcionará com essa estrutura de URL. Então se você controla exemplo.org e o seu pedido é que a sua wiki Miraheze use um domínio customizado, ex.: wiki.exemplo.org, então a sua página de "Boas-vindas" terá o seguinte código URL: https://wiki.exemplo.org/wiki/Boas-vindas.

Subdomínios grátis

Se você não quer pagar por um domínio próprio, existem serviços que oferecem subdomínios, os quais você pode usar. Tenha em mente que as wikis Miraheze têm um subdomínio grátis miraheze.org, então utilizar um subdomínio de terceiros só é necessário se você quiser algo diferenciado (ex.: um serviço que tem um domínio menor ou mais fácil de escrever de segundo nível).

Sites disponíveis

Autoridade de Certificação SSL

O Miraheze aceita a maioria das autoridades de certificação SSL aceitas por navegadores como o Mozilla Firefox. No entanto, não aceitamos mais os certificados WoSign.

Autoridade atual usada pelos domínios personalizados do Miraheze

Abaixo está uma lista da atual autoridade de certificação SSL usada pelos domínios personalizados. Isso não significa que outras pessoas que não estejam nessa lista não sejam aceitas.

  • Let's Encrypt - gerenciado pelo Miraheze, todas as etapas relacionadas à Let's Encrypt (exceto configuração de servidores de nomes) são feitas por Miraheze Sysadmins
  • Cloudflare (Note: additional restrictions apply. Click the link for details)
  • Comodo
  • Gandi
  • GeoTrust
  • GlobalSign
  • Godaddy
  • RapidSSL