Domínios personalizados

From Meta
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Custom domains and the translation is 62% complete.
Outdated translations are marked like this.
Domínios personalizados
Miraheze permite que você use um domínio personalizado. Em vez de mywiki.miraheze.org, você pode usar seu próprio domínio, como mywiki.com.

Miraheze permite que você escolha um domínio personalizado para o seu wiki mediante solicitação. Em vez de usar mywiki.miraheze.org, você pode usar seu próprio domínio (por exemplo, mywiki.com, wiki.domain.com, etc.). Leia as etapas abaixo para obter mais informações.

Passos

Configurar um domínio customizado é fácil, siga as 4 dicas:

1.

Obtenha um domínio. Para configurar um domínio personalizado, você precisará obter um domínio. Existem muitos registradores de renome, como $ namecheap, onde você pode comprar um domínio. Não quer pagar por um domínio? Clique aqui para serviços de domínio gratuitos.

2. Aponte para o Miraheze. Depois de ter um domínio, você precisará apontá-lo para Miraheze. Você pode apontar os servidores de namespace para Miraheze ou definir um registro CNAME para o subdomínio que você deseja que seu wiki aponte para mw-lb.miraheze.org.

  • Apontando os nameservers para Miraheze? Defina os servidores de nomes como "ns1.miraheze.org" e "ns2.miraheze.org" (entre em contato com o registrador de seu domínio se não souber como fazer isso).

Apontando apenas um subdomínio para Miraheze? Adicione um registro CNAME no subdomínio que você deseja (por exemplo, "wiki.") E aponte-o para "mw-lb.miraheze.org";

Pictogram voting info.svg Note: Se você estiver usando CloudFlare como seu provedor de DNS, você precisará certificar-se de que algumas configurações não foram definidas ou o subdomínio não funcionará. Clique aqui para saber mais.

O que devo escolher?

Cada opção tem diferentes prós e contras:

Você pode querer definir o nameserver do seu domínio para Miraheze. Esteja ciente de que todos os serviços usados com seu domínio ficarão indisponíveis e você não poderá controlar o domínio que está usando.

  • Se você optar por simplesmente apontar um subdomínio para Miraheze, terá controle total de seus registros DNS, mas precisará definir os registros manualmente.

3.

Choose who will provide an SSL certificate.

  • For your safety, Miraheze uses SSL/TLS to encrypt the connections from our servers to your browser to make sure no one intercepts your connection. For this reason, we need all custom domains to have an SSL certificate. You can either provide us your own SSL certificate or let us handle it completely (for free, via Let's Encrypt).

Se escolher o Let's Encrypt: Não há mais nada a fazer, um administrador do sistema cuidará de todas as etapas restantes, incluindo renovar eles.

Se você escolheu o seu próprio certificado SSL: Um administrador do sistema que cuidará do seu pedido CSR logo irá gerar um CSR e uma chave privada (para uso nos nossos servidores), e o CSR que foi pedido será enviado a ti por e-mail. Você usa este CSR para solicitar ao seu fornecedor de certificado SSL para que gere um certificado SSL com o CSR que nos te damos. Você vai precisar nos enviar um e-mail com o certificado SSL quando ele estiver pronto. Se todos esses passos forem feitos, nós vamos adicionar o domínio customizado à sua wiki, e nós vamos te notificar quando tudo estiver pronto.

4. Faça o pedido!: Depois de seguir os passos acima e ter escolhido quem irá fornecer o certificado SSL, faça o pedido no Phabricator. No formulário, tudo que você precisa fazer é fornecer o subdomínio atual do seu wiki, o domínio desejado e se você usará ou não o Let's Encrypt (nós tratamos do SSL) ou se você mesmo fornecerá um certificado SSL.

Custom domain request form (via Phabricator)

Precisa de ajuda com qualquer um dos passos? O Reception123 ou o Paladox podem te ajudar.

(Sub)domínios grátis

Se você não quer pagar por um domínio próprio, existem serviços que oferecem subdomínios, os quais você pode usar. Tenha em mente que as wikis Miraheze têm um subdomínio grátis miraheze.org, então utilizar um subdomínio de terceiros só é necessário se você quiser algo diferenciado (ex.: um serviço que tem um domínio menor ou mais fácil de escrever de segundo nível).

Sites disponíveis

Estrutura URL

Tenha em mente que o Miraheze é configurado para não servir as páginas da raiz do domínio. Ex.: se a sua wiki é exemplo.miraheze.org, e a página principal é chamada de "Bem-vindo", então a URL não será https://exemplo.miraheze.org/Bem-vindo, mas https://exemplo.miraheze.org/wiki/Bem-vindo (note a parte de /wiki). Da mesma forma, mesmo que você use um domínio customizado, o Miraheze ainda funcionará com essa estrutura de URL. Então se você controla exemplo.org e o seu pedido é que a sua wiki Miraheze use um domínio customizado, ex.: wiki.exemplo.org, então a sua página de "Boas-vindas" terá o seguinte código URL: https://wiki.exemplo.org/wiki/Boas-vindas.

CloudFlare

painel de controle de CloudFlare
Seção de domínio.
Seu registro deve ficar assim!

Os usuários do CloudFlare devem desativar o sistema de proteção DDoS/Origin IP da Cloudflare/trabalhadores. Com isso, o Miraheze não pode processar solicitações de certificação SSL e criar problemas com nossos sistemas internos. Nossos IPs já são públicos, por isso não precisamos da proteção IP de origem e temos proteção contra DDoS por meio de nosso provedor de rede.

Siga as etapas para descobrir como desabilitar o sistema de proteção Cloudflare DDoS/Origin IP do Cloudflare (Isso pressupõe que você esteja usando o painel dash.cloudflare.com).

  1. Ir para dash.cloudflare.com
  2. Clique no seu domínio no painel.
  3. Ir para "DNS".

Adicione a entrada CNAME a mw-lb.miraheze.org. A nuvem com uma seta deve ser cinza. Se estiver amarelo, clique nele para torná-lo cinza. Clique em "Adicionar registro". O resultado tem que se parecer com a última imagem.

  1. Click "Add Record". The result has to look like the last image.

Se você tiver feito isso, continue nas etapas acima.

Por favor note que não seguir as regras detalhadas pode resultar em seu domínio personalizado sendo removido imediatamente e outras ações, se necessário. Em caso de dúvidas, sinta-se livre para nos contatar em tech(at)miraheze.org ou pergunte na tarefa do Phabricator que você criou.

Autoridade de Certificação SSL

O Miraheze aceita a maioria das autoridades de certificação SSL aceitas por navegadores como o Mozilla Firefox. No entanto, não aceitamos mais os certificados WoSign.

Autoridade atual usada pelos domínios personalizados do Miraheze

Abaixo está uma lista da atual autoridade de certificação SSL usada pelos domínios personalizados. Isso não significa que outras que não estejam nessa lista não sejam aceitas.

  • Let's Encrypt - gerenciado pelo Miraheze, todas as etapas relacionadas à Let's Encrypt (exceto configuração de nameservers) são feitas por Miraheze Sysadmins
  • CloudFlare (Nota: Restrições adicionais se aplicam. Veja a seção acima para detalhes.)
  • Comodo
  • Gandi
  • GeoTrust
  • GlobalSign
  • GoDaddy
  • RapidSSL