Contribuindo

From Meta
This page is a translated version of the page Contributing and the translation is 61% complete.

System-users-3.svg
Gosta do Miraheze?
Voluntarie!
Miraheze é composta de voluntários, pessoas comuns como você!

Não importa sua experiência em MediaWiki, você pode ajudar! Abaixo estão muitas oportunidades que você pode aproveitar para ajudar como voluntário no Miraheze.

Formas de ajudar

Ajude as comunidades locais!  
Uma das maneiras mais fáceis que qualquer um pode ajudar o Miraheze é solicitando um wiki e usando-o. Seja ativo, desenvolva sua própria comunidade, traga pessoas para Miraheze!

Não quer criar um wiki? Procure um wiki que já exista sobre o seu tópico! Miraheze hospeda uma variedade de wikis, de computadores a programas de TV, você certamente encontrará um wiki que atenda às suas necessidades! Confira o WikiDiscover e o Gazetteer de wikis para encontrar wikis que você possa estar interessado.

Ajudando no Meta (essa wiki)!  
Outra maneira fácil de ajudar é ajudando neste wiki, Miraheze Meta. No Miraheze Meta, são discutidas questões relativas à comunidade global. Você pode ajudar respondendo a qualquer pergunta para a qual você saiba a resposta. A maioria das perguntas sobre Miraheze Meta são feitas nos quadros de avisos. Atualmente, existem 3 quadros de avisos onde os usuários podem solicitar ajuda, cada um se concentra em um tópico diferente e são rotulados de acordo:
  • Community noticeboard - Qualquer pergunta geral é feita aqui, como perguntas sobre ManageWiki, CSS, modelos, etc. O quadro de avisos também serve para ajudar a iniciar a discussão da comunidade sobre tópicos que dizem respeito à comunidade global. Se você sabe a resposta para alguma coisa, não tenha medo de responder!
  • Meta Administrators' Noticeboard - Qualquer problema relacionado a este wiki (Meta) é discutido aqui, como solicitar o banimento de um usuário, marcando páginas como traduzíveis, solicitando permissões locais que podem ser concedidas a critério do administrador, entre outras coisas locais. Este quadro de avisos não é para ações globais.
  • Stewards' Noticeboard - Qualquer pergunta ou problema que precise de intervenção do Steward (como solicitar um lock para contas somente de vandalismo, solicitando um CheckUser, etc.) é solicitado aqui. Às vezes, o que os usuários perguntam não é necessariamente algo que precisa de uma resposta de um Steward, pode ser tão simples quanto pedir ajuda para mudar um logotipo. Mesmo que seja o quadro de avisos dos comissários, isso não significa que você não possa ajudar ninguém lá; não tenha medo de responder, mova a postagem deles, se necessário, e oriente-os!

Se você alguma vez vir uma pergunta feita no quadro de avisos errado (como um bloqueio global solicitado no quadro de avisos dos Meta Administradores em vez do quadro de avisos dos administradores), seja bold e mova-o para o quadro de avisos apropriado. Mesmo que sua edição seja revertida, pelo menos você ganha experiência e aprende como classificar os problemas!

Ajude no Discord e IRC  
Nem todas as perguntas são feitas no Meta, muitos preferem fazer no Discord ou IRC. Não tenha medo de parar e ajudar por lá. A maioria dos canais de IRC transmite para o Discord, o que significa que você pode conversar com pessoas no IRC em tempo real enquanto estiver no Discord e vice-versa. Para mais informações sobre como se conectar ao Discord e ao IRC, confira suas respectivas páginas.
Ajude a combater o vandalismo global!  
Embora lutar contra o vandalismo global possa parecer difícil, especialmente porque Miraheze hospeda wikis 5383, na verdade não é! Miraheze emprega AbuseFilter que impede a maior parte do vandalismo antes mesmo que possa ocorrer. Isso, juntamente com outras atividades suspeitas, é relatado no canal #miraheze-cvt-feed connect IRC. Você pode monitorar este feed para qualquer possível vandalismo ou spam e denunciá-lo em #miraheze-cvt connect. Observe que ambos os canais são retransmitidos no Discord. Um Steward ou Global Sysop revisará seu relatório e agirá de acordo. Se uma edição não for interrompida pelo AbuseFilter, você também poderá entrar manualmente no wiki e revertê-la você mesmo. Se você fizer isso, apenas certifique-se de incluir no resumo que você estava revertendo o vandalismo ou então você pode ser erroneamente rotulado como um vândalo!

Mesmo que uma conta apenas para vandalismo seja interrompida pelo AbuseFilter, você ainda deve denunciá-la aos Stewards para evitar que a conta tente contornar o filtro, obtendo sucesso e inundando um wiki. Para denunciá-los, você pode criar uma nova seção no Stewards noticeboard ou pode denunciá-los no #miraheze-cvt connect.

Pictogram voting info.svg Note: Not all wikis are enrolled in the global anti-vandalism program, some have purposefully opted-out of Global Sysop intervention. Also note that private wikis are also not reported on the CVT feed. For more info on this, see Counter Vandalism Team.

Help out on Phabricator!  

Phabricator is Miraheze's task tracking system. While most tasks on there require a system administrator, some don't. A user might need help enabling an extension or might have not been able to find a setting in ManageWiki. In these cases, if you know the answer, you're more than welcome to reply to the task. In some cases, if you are certain that the issue has been resolved, you can close the task. If you're new on Phabricator, it is recommended that you wait and learn what types of tasks are closed when, to prevent you from accidentally closing a task that hasn't actually been resolved.

Even if a task involves something technical like importing a database dump, you can still help on the task by sorting the tags correctly for the task. For more information on tags, see Phabricator.

=== ...ajudando tecnicamente ===

Enquanto as formas anteriores de contribuir eram algumas que não requerem conhecimento técnico, as seguintes requerem. Se você sabe como ajudar tecnicamente, você é mais que bem-vindo!  

While the previous ways to contribute were some that don't require technical expertise, the following do. If you know how to help out technically, you're more than welcome to!

Help on GitHub

Miraheze hosts all of its configurations in a GitHub config repo (see this page for additional info). Whenever a change needs to be done, these configuration files are updated. When these configurations are updated in any of the repositories hosted on GitHub, the changes are automatically deployed to the servers hosting Miraheze. Historically, feature changes were done by sending a request on the Request features page or by adding a GitHub merge request. This is no longer the case, you can do most configuration changes on ManageWiki. That doesn't mean you can't help out on GitHub though, it's not rocket science!

Qualquer pessoa com uma conta no GitHub (disponível gratuitamente) pode propor alterações no arquivo.

===== Diretrizes e dicas =====

A maior parte desta seção (exceto um pouco no final) é fácil de entender. Ele usa matrizes aninhadas para aplicar configurações a todos os wikis por padrão, ou alguns wikis conforme codificados.

Most of this section (except for a little at the end) is easy to understand. It uses nested arrays to apply settings to all wikis by default, or some wikis as coded.

The basic nesting layout is as follows:

  • Define namespace variables (close to the start, after includes)
    • wgConf (largest array)
    • Setting name (in the form of 'wgVariable' or 'wmgVariable')
      • Wiki's affected (in the form of 'dbname' or 'default' where dbname is the site's subdomain with "wiki" added to the end)
        • Setting value (the values to set. Can be a number, true/false, or an array, depending on the setting.)
Pictogram voting info.svg Note:

Some extensions require additional setup to work. In that case, a system administrator will handle the change.

===== Instalando uma nova extensão ou skin =====

Anyone can propose changes to the Miraheze/mediawiki repo. To install a new extension or skin not already installed (not enable one on a wiki), please see Adding a new extension.

Ajude internamente

Miraheze é executado no Debian e usa vários servidores. Nossa configuração do servidor é gerenciada pela Puppet, e trabalhamos com vários tipos de tecnologias. Usamos MediaWiki com Apache, GDNSD, MariaDB, NGINX e Varnish para alimentar a pilha da web. Se você estiver familiarizado com um ou mais dos softwares mencionados acima, gostaríamos de saber sobre sua experiência! Ajuda extra é sempre bem-vinda, e mesmo as menores melhorias (correção de bugs/desempenho, etc.) para você, podem ser uma grande melhoria para nós. Por favor, entre em contato com os Administradores do sistema se você gostaria de contribuir nesta área ou simplesmente criar uma tarefa do Phabricator para isso.