Código de conduta

From Meta
This page is a translated version of the page Code of Conduct and the translation is 96% complete.

No caso de haver diferenças de significado entre a versão original em inglês e uma tradução, a versão original em inglês tem precedência.
Shortcut :
CoC

Conduta geral

Esta seção da política se aplica a todos os domínios onde 'Miraheze' como um grupo tem autoridade. Uma lista não exaustiva de coisas que isso inclui é o próprio site, qualquer canal IRC no libera.chat no namespace #miraheze- (incluindo o próprio #miraheze), Phabricator e Discord.

  • Seja legal. Somos todos parte da mesma comunidade, então seja amigável, seja acolhedor e, em geral, seja uma pessoa legal. Seja alguém que outras pessoas querem estar por perto.
  • Seja respeitoso. Discordância não é desculpa para falta de educação. Trabalhamos juntos para resolver conflitos, assumimos boas intenções e fazemos o nosso melhor para agir de forma empática. Não permitimos que a frustração se transforme em um ataque pessoal. Uma comunidade onde as pessoas se sentem desconfortáveis ou ameaçadas não é produtiva.
  • O assédio de outros usuários é inaceitável. Dependendo da gravidade de suas ações, você pode ser avisado uma vez ou imediatamente banido / silenciado, dependendo do meio.
  • Peça ajuda quando não tiver certeza. Ninguém espera ser perfeito nesta comunidade. Fazer perguntas no início evita muitos problemas depois, portanto, as perguntas são incentivadas, embora possam ser direcionadas ao fórum apropriado. Aqueles que são questionados devem ser receptivos e prestativos.
  • Desça com consideração. Se você é um membro da equipe, ou tem alguma forma de responsabilidade na administração de recursos da comunidade (ou seja, você está operando um bot), esteja ciente de suas próprias limitações. Todos nós sabemos que a vida pode ficar agitada, então, se você sabe que um novo emprego ou situação familiar afetará sua capacidade de participar da comunidade, encontre uma maneira de renunciar com elegância. Certifique-se de que alguém possa assumir por você e transferir as informações relevantes (contatos, senhas, etc.) para uma transição tranquila.

Todos nós entramos na tangente às vezes, e uma discussão casual fora do tópico é boa. No entanto, para todos os serviços da Miraheze, se você interromper as discussões reais sobre o assunto, poderá ser removido.

Além de nossa Política de Conteúdo que cobre nosso site, todas as formas de spam são inaceitáveis.

Nossos Termos de Uso e Política de Privacidade se aplicam a serviços além do nosso site, onde aplicável.

Definição de Assédio

O assédio e as más maneiras definidos neste Código de Conduta incluem aqueles estabelecidos abaixo, mas não estão limitados a:

  • Ataques pessoais, violência, ameaças de violência ou intimidação deliberada.
  • Comentários ofensivos, depreciativos ou discriminatórios.
  • Uso gratuito ou fora do tópico de linguagem ou imagens sexuais.
  • Comunicação pública ou privada inadequada ou indesejada, seguidores ou qualquer forma de perseguição.
  • Divulgação da identidade de uma pessoa ou outras informações privadas sem seu consentimento. A divulgação de algumas informações de identificação não é consentimento para divulgar outras informações de identificação.
  • Publicação inadequada ou indesejada de comunicação privada. Publicar ou relatar comunicações privadas ou informações de identificação pessoal para fins de denúncia de assédio (conforme explicado aqui) é aceitável.
  • Prejudicar a discussão ou a comunidade com métodos como interrupção contínua, interrupção ou bloqueio da colaboração da comunidade (ou seja, trollagem).
  • Discriminação (a menos que exigido por lei), especialmente contra grupos marginalizados e sub-representados. A divulgação direcionada a tais grupos é permitida e incentivada.
  • Usar o sistema do código de conduta para outros fins que não relatar violações genuínas do código de conduta (por exemplo, retaliar contra um repórter ou vítima apresentando uma denúncia alegando que sua resposta foi assédio).
  • Tentar contornar uma decisão da Comissão ou órgão de apelação, por exemplo, desbloquear alguém durante um período, a Comissão os proibiu.
  • Falhas repetidas em lidar com o assédio de forma adequada, apesar dos avisos adequados dos membros da Comissão do Código de Conduta / Comissários

IRC Específicos

Esta seção se aplica a todos os canais IRC no namespace #miraheze no libera.chat. Entendemos que o IRC pode ser uma ferramenta muito útil para se comunicar com a equipe e voluntários do Miraheze em tempo real, mas tenha em mente o seguinte:

Como em nossos outros serviços, spam não é permitido e discussões fora do tópico devem ir tão longe.

Operadores de canal de IRC ou de namespace (usuários com o sinalizador +o ChanServ em um ou mais canais #miraheze*) têm liberdade de ação quando se trata de moderação de canal de IRC.

Operadores de #miraheze devem especificar durações de tempo e razões para todos os banimentos e quiets para que litharge (anteriormente em freenode) gerencie nossa lista de banimentos

Específicos do Phabricator

Phabricator é o nosso software de rastreamento de problemas de código aberto (entre outras coisas), e sabemos que pode ser difícil entender tudo o que está acontecendo lá.

Como sempre, respeite todos os usuários do Phabricator.

Tente ser compreensivo quando não pudermos realizar rapidamente certas tarefas ou tivermos que recusá-las por um motivo ou outro.

Spam, ou qualquer outro comportamento impróprio que viole este Código de Conduta no Phabricator, pode resultar na desativação da sua conta por um Administrador do Phabricator.

Moderação

As plataformas de apoio Miraheze (IRC, Phabricator, qualquer outro meio definido pela comissão) não são locais de liberdade de expressão; eles são para discussão sobre o Miraheze. Cada um desses espaços tem seus próprios moderadores.

Os moderadores são considerados um padrão mais elevado do que outros membros da comunidade. Se um moderador criar uma situação inadequada, ele deve esperar menos margem de manobra do que os outros e deve ser removido de sua posição se não puder aderir ao CoC.

Reclamações sobre ações do moderador devem ser tratadas usando o processo de relatório abaixo.

Aplicação

Se você encontrar alguém violando o Código de Conduta, deve entrar em contato com a moderação ou equipe de gerenciamento apropriada para essa área específica.

Atribuição

Parte desta política foi adaptada de Código de Conduta Golang, Código de conduta do Django - Guia de relatórios, [[:mw:Code of Conduct/Committee</|Wikimedia Code of Conduct Technical Committee]], [[mw:Code of Conduct</|Wikimedia Technical spaces Code of Conduct]], Ubuntu Code of Conduct v2.0 e Google Developer Community Guidelines, e todos são licenciados sob Creative Commons Attribution-sharealike 3.0 Unported.