Verificadores

    From Meta
    This page is a translated version of the page CheckUser and the translation is 62% complete.
    OOjs UI icon search-ltr-invert.svgCheck user
    Shortcut :
    CU

    CheckUser é uma interface que permite verificadores e Stewards procurar e encontrar os endereços IP dos editores (para investigar alegações de sockpuppetry), encontrar todos os nomes de usuário usados por um determinado endereço IP, encontrar todas as edições feitas por um determinado endereço IP em todas as contas ou enquanto estiver desconectado.

    Uso da ferramenta

    A ferramenta deve ser usada para combater o vandalismo, verificar se há abuso de sockpuppet e limitar a interrupção do projeto. Deve ser usado apenas para evitar danos a qualquer wiki Miraheze ou à comunidade.

    A ferramenta não deve ser usada para aplicar pressão nos editores; ou como uma ameaça contra outro editor em uma disputa de conteúdo. Um motivo válido para pesquisar informações do usuário deve ser declarado explicitamente. Observe que contas alternativas não são proibidas, desde que não sejam usadas em violação das políticas.

    A notificação para a conta marcada é permitida, mas não obrigatória. Da mesma forma, a notificação da verificação à comunidade não é obrigatória, mas pode ser feita de acordo com as disposições da política de privacidade.

    Alguns wikis permitem que os IPs de um editor sejam verificados após sua solicitação se, por exemplo, houver necessidade de fornecer evidência de inocência contra uma alegação de boneco de meia; observe, entretanto, que solicitar um CheckUser nessas circunstâncias às vezes faz parte da tentativa de interromper.

    Como os usuários do Miraheze podem criar contas acidentalmente em wikis locais apenas visitando o wiki local, CheckUsers nunca deve violar a Privacy Policy ou as diretrizes acima.

    Contatando um Verificador

    A melhor maneira de entrar em contato com um Verificador, é deixando um aviso no Stewards' noticeboard, já que Stewards têm acesso às ferramentas CheckUser e a maioria dos usuários com permissões elevadas verifica o quadro de avisos.

    CheckUser Tools

    CheckUser é uma interface para usuários com a permissão Checkusers. Ao usá-lo, os usuários são capazes de:

    • Determine de quais IPs um usuário editou ou fez uma ação registrada ou redefinição de senha no wiki Miraheze;
    • Determinar as edições, ações registradas e redefinições de senha no wiki Miraheze de um IP específico (mesmo quando conectado);
    • Determinar se o usuário que está sendo verificado enviou um e-mail usando a interface do MediaWiki para outro usuário. A hora do evento é registrada, o endereço de e-mail de destino e a ID do usuário são ocultados.

    Essas informações são armazenadas apenas por um curto período (3 meses), portanto, as edições feitas antes disso não serão mostradas através do CheckUser.

    É mantido um registro de quem fez quais consultas com a ferramenta. Este log está disponível para aqueles com a permissão View the checkuser log:

    Permissão

    A permissão é concedida adicionando usuários ao grupo Checkusers. Para que o grupo de usuários seja concedido, os critérios de nomeação para eleição como um Steward devem ser atendidos. Em vez disso, se você precisar entrar em contato com um CheckUser, consulte a seção acima.

    Local permission

    Much like Oversight, local CheckUsers may be appointed on wikis by their local community following a local election that fulfills all the requirements for steward. Stewards also require there always be a second locally appointed CheckUser in order to balance each other out. Should there ever only be one CheckUser instead of two, the local community must seek a replacement for the other CheckUser immediately and that candidate must also fulfil all requirements laid out in this section. Should they fail to find a replacement, the remaining CheckUser will lose their flag. All elections for this right will be under high scrutiny and supervision by Stewards to ensure compliance with all global policies.