Backups

From Meta
This page is a translated version of the page Backups and the translation is 82% complete.

Miraheze tem um procedimento de backup interno e externo. Seguindo o cronograma abaixo, certas partes críticas de nossa infraestrutura são copiadas automaticamente para um servidor externo (significado externo sob nosso controle, mas fornecido por um servidor host diferente e em um país diferente de todos os nossos servidores atuais). Esses backups 'internos' incluem despejos completos do banco de dados, que incluem informações da conta do usuário e informações de CheckUser. Esses backups só podem ser acessados ​​por nossa equipe de Engenharia de confiabilidade do site e podem ser usados ​​no caso de uma falha catastrófica do site para trazer rapidamente todo o site a um estado recente.

Backups de uma wiki

Além desses backups privados, qualquer administrador de wiki pode criar um XML ou backup de imagem de seu wiki acessando Special:DataDump em seu wiki e selecionando XML ou o tipo de imagem. Esses backups podem ser armazenados com segurança onde você quiser. Os backups XML não incluem informações de conta de usuário ou informações de CheckUser, mas contêm texto e logs da página wiki que você pode importar para qualquer site do MediaWiki. Os dumps de imagem contêm todos os tipos de arquivo carregados no wiki, mas sem descrições ou tipo de licenciamento.

Horários gerais de backup

Miraheze executa dois cronogramas de backup em produção:

  • O backup completo dos itens a seguir é feito todos os domingos:
    • Nosso repositório Git privado (armazenado em puppet1)
      • Isso inclui senhas configuradas, chaves privadas e certificados para nossos domínios
      • Isso inclui a fonte original de chaves privadas e certificados, e inclui nossas informações de conta para Let's Encrypt (a CA que usamos para certificados gratuitos)
  • O backup dos itens a seguir é feito completamente no primeiro domingo de cada mês. Arquivos alterados e novos arquivos são armazenados em backup no terceiro domingo do mês:
    • Bancos de dados, incluindo informações do usuário, para todos os wikis
    • Nosso conteúdo estático (imagens wiki, despejos xml do usuário)
    • Phabricator estático (conteúdo usado por nosso software de rastreamento)

Backups locais

Para fazer backups em seu PC local, use o script Python WikiTeam's dumpgenerator.py Python. Isso é executado a partir da linha de comando e requer Python 2.7 <! - ainda não compatível com Python 3 -> e produzirá um despejo XML com históricos de página e uma pasta de arquivos, (mas não contas de usuário nem extensões ) O tutorial do WikiTeam oferece mais detalhes. Observe que wikis grandes podem falhar na exportação, deixando um dump XML incompleto. A presença de um arquivo siteinfo.json provavelmente indica um despejo XML bem-sucedido.

Example usage:
python dumpgenerator.py --api=https://yourwiki.miraheze.org/w/api.php --xmlrevisions --xml --images
For private wikis use:
python dumpgenerator.py --api=https://yourwiki.miraheze.org/w/api.php --xmlrevisions --xml --images --user=yourlogin --pass=yourpassw

Ver também

Para mais detalhes técnicos sobre nosso servidor de backup automático, veja Tech:Bacula.