Fazendo perguntas corretamente

From Miraheze Meta, Miraheze's central coordination wiki
This page is a translated version of the page Asking questions correctly and the translation is 59% complete.
Outdated translations are marked like this.


Shortcut :
AQC

This is a collection of advice, based on the observation at Discord, by revi.

Faça alguma pesquisa

Revise o centro de ajuda. Dê uma olhada no FAQ. Verifique o que foi perguntado no quadro de avisos da comunidade. Se você acha que o botão "fazer isso" pode resolver o problema, tente-o primeiro. Não adianta fazer uma pergunta que pode ser respondida com uma pesquisa simples ou leitura de documentação.

Se você não trabalhará para consertar seu problema, por que deveríamos?

Não peça para perguntar

Há mais de dois sites dedicados a informá-lo sobre isso: [pergunte para perguntar, apenas pergunte], [favor, não diga apenas olá no bate-papo].

Resumindo: se você quiser perguntar algo, não precisa dizer "Tenho uma pergunta" ou "Posso perguntar uma coisa?". Basta fazer sua pergunta imediatamente. Por exemplo, "Como habilito esta extensão?" ou "Não consigo fazer upload do arquivo .exe, como faço o upload?" A partir daí, podemos apenas trabalhar para corrigir o seu problema ou responder à sua pergunta. Se você disser "Eu tenho uma pergunta", precisamos perguntar de volta "Qual é a pergunta?" E, portanto, você está perdendo um pouco do seu tempo porque temos que esperar pela sua pergunta real para respondê-la.

Seja específico

Não podemos ler sua mente. Não somos omnipotent. Você tem que ser específico sobre sua pergunta. Não podemos ajudá-lo se não compreendermos o problema que você está enfrentando. Então, você precisará nos dizer essas coisas.

  • Você precisa nos dizer que tipo de coisa deseja realizar. A infobox semelhante à Wikipédia não está funcionando quando você a importou? Migrando suas páginas antigas do Fandom? Seja o que for, você tem que nos dizer para que possamos aconselhá-lo sobre o melhor método para alcançá-lo.
  • Se você estiver recebendo um erro ou comportamento inesperado, informe-nos o seguinte.
    • Se você vir uma mensagem de erro, copie-a e cole-a. Não edite sua mensagem, exceto para ocultar seu endereço IP, se houver um no log. Se você estiver no IRC, você pode querer usar pastebin para mensagens de erro longas. Capturas de tela também funcionam, mas mensagens completas são preferidas sempre que possível.
    • Diga-nos como você viu essa mensagem de erro. O que você estava fazendo antes de ver a mensagem de erro? Qual página você estava editando? (Copie e cole sua barra de URL no navegador) Não pule nada. Essa pode ser a chave para encontrar seu erro.

Diga-nos o que você acha que é o comportamento correto e o que você obtém. Você pode estar trabalhando em algo que não é compatível com o Miraheze e, sem ele, não poderemos dizer "Isso não é compatível. Desculpe."

Seja paciente

Como k6ka escreveu no Discord...

1. Paciência é uma virtude na vida.
2. Este é um projeto voluntário, então as pessoas não ficam sentadas olhando para o Discord 24 horas por dia prontas para responder em um piscar de olhos. Eles têm vida própria e coisas próprias para fazer também.
3. Se alguém não responder imediatamente, enviar mais mensagens não fará com que ele responda mais rápido. Se eu estiver de férias, enviar cinquenta e-mails não fará com que eu responda mais rápido do que se você apenas me enviasse um e-mail. Na verdade, enviar-me mais mensagens pode atrasar sua resposta, pois agora tenho que tecer através de seu oceano de mensagens.

Sempre que você repetir sua pergunta, poste repetidamente "faça isso agora", pingue excessivamente em alguém que pode responder à sua pergunta ou irrite outras pessoas, então eles podem pular sua pergunta e / ou solicitação porque não querem lidar com suas exigências tom. Respeite o fato de que todos têm outras coisas a fazer além de atender ao seu pedido.

A Miraheze não tem nenhum contrato de nível de serviço, o que significa que não há garantia de que alguém da Miraheze responderá à sua pergunta dentro de um determinado prazo.

Ver também